Como diz a tradução do nome, é um livro de retalhos, que junto com fotos, fitas, papéis coloridos e muita criatividade, se torna um livro aberto que conta um pouco da história de nossas vidas.
O Scrapbook ou Scrapbooking nasceu na Alemanha, em torno do século XVII, migrou para a Inglaterra e, há mais ou menos uns 100 anos entrou na tradição dos norte-americanos. Há pouco tempo tem sido praticado no mundo inteiro, e tornou-se uma febre e um hobby agradável para quem o faz.
Para fazer um scrap basta papel colorido, cola e criatividade! Existem perfuradores específicos para este tipo de trabalho, bem como canetas , carimbos e tesouras. O mais importante para manter a conservação é usar materiais acid free, livres de substâncias corrosivas que danifiquem as fotos, responsáveis por manchas amareladas em alguns álbuns comuns. A indicação se o material possui tais especificações está na embalagem, encontrado em lojas especializadas.
Qualquer pessoa pode fazer de suas fotografias um arquivo artístico. Basta ter em mãos papel cardstocks tamanho 30,5cm X 30,5 cm ou papel acid-free, dupla-face, no tamanho 30,5cm X 30,5cm, cola, tesoura, canetas em gel colorida e usar a criatividade! Outros acessórios como fitas, botões, tinta acrílicas são bem vindos. Também é interessante desenhar frases ou colar adesivos que lembrem o que aconteceu naquele dia.
Além de páginas, pode-se fazer álbuns, cartões, agendas, calendários e muitas outras coisas.